sábado, 28 de maio de 2011

Desafios da mediação na contemporaneidade.

São inegáveis as mudanças significativas que as ações educativas em museus e instituições culturais vem sofrendo desde a década de 1950, quando tornou-se "popular" o uso de ateliês livres em tais espaços. De la pra ca a relação entre o público e a obra de arte vem mudando de patamar, especialmente ao pensarmos na inserção da figura do mediador cultural neste cenário. Se inicialmente a "mediação" tem como característica a comunicação de idéias pré-concebidas, hoje o que podemos constatar são ações que priorizam o pensamento crítico e a autonomia do visitante, sobretudo, após o surgimento da abordagem triangular.

Partindo dessa constatação inicia-se o texto Estratégias de mediação e a abordagem trinagular, da Arte/Educadora Rejane Coutinho. O texto encontra-se no livro Arte/Educação como mediação cultural e social (Ana Mae Barbosa e Rejane Coutinho (orgs.)).

Rejane trouxe questionamentos que na minha opinião são fundamentais para educadores de instituições culturais, pois como diria Maurice Tardif "Todos aqueles que se interessam por uma prática educativa precisam, num dado momento, perguntar a si mesmos: o que é uma prática educativa?"

Nesse sentido, pensar sobre a prática é fundamental para a formação de um educador, sobretudo diante de uma temática tão recente.
Inúmeras são as inquetações, mas por hora, vamos pensar na relação estratégias de mediação e abordagem triangular, assim como o fez Coutinho:

"Como garantir as três dimensões de leitura, produção e contextualização em um espaço tão curto de tempo? Como articular estas dimensões em um percurso de visita a uma exposição? Como fazer com que tal percurso de visita resulte numa interação em que os sujeitos envolvidos se apropriem dos conhecimentos e, sobretudo, estabeleçam relações significativas com esses conhecimentos? Como fazer a visita, ao mesmo tempo, ser prazerosa e desenvolver nos sujeitos o hábito da frequentação e aprofundamento dos conhecimentos deles sobre a arte? E acima de tudo:

COMO FAZER A ARTE TER SENTIDO NA VIDA DOS VISITANTES?" (COUTINHO, P.175)




Referências:

BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane (orgs). Arte/Educação como mediação cultural e social. São Paulo, SP: UNESP, 2009.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002

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